Empreender no Brasil não é coisa fácil, principalmente para as mulheres. Segundo a economista Claudia Angelica Martinez, especialista em empreendedorismo feminino, é preciso ter muita dedicação e organização para ser um boa empreendedora e alcançar as metas. Mais que isso, ser empreendedora mulher no Brasil é enfrentar várias barreiras impostas pelo próprio sistema.
Sendo assim, se assim como Claudia Martinez você deseja ser uma grande empreendedora, confira a lista a seguir e saiba mais! Não importa o capital inicial ou o tipo de negócio, pois independente de tudo, é necessário principalmente organização, disposição e coragem. Se você quer saber mais sobre o assunto e está se preparando para começar um novo negócio, siga as dicas abaixo.
1- Defina a área de atuação
Antes de começar, é preciso pensar bem onde atuar. Onde você tem mais afinidades? Na educação, na construção, no vestiário? Faça essas perguntas para iniciar seu negócio assim encontrará um caminho mais fácil. Não precisa ter uma ideia genial, ou algo muito grandioso. Pequenas empresas se tornam grandes ao longo do tempo, junto a muita dedicação e organização.
2- Comece com planejamento
Uma boa empresa só funciona com um bom planejamento. Após escolher sua área de atuação, defina um documento chamado plano de negócios, onde será organizado uma série de informações sobre a área e a empresa indispensáveis para todo o funcionamento. Nesse documento, você terá dados como:
- clientes
- produtos e serviços
- concorrentes
- fornecedores
- pontos fracos e pontos fortes
- oportunidades
3 – Faça um bom curso
Além disso, a economista Claudia Martinez comenta sobre a importância do ensino do empreendedorismo. Isso porque, é essencial aprender mais sobre negócios e empresas quando se quer abrir uma. Gerir uma empresa exige muitas habilidades, como contabilidade, marketing e gestão financeira. Com os cursos, como Gestão empresarial ou Administração, é possível ter uma maior especialização no assunto e administrar melhor sua empresa.
4 – Formalização
Agora é a parte mais séria: a formalização da sua empresa. Para isto, é extremamente necessário já possuir um CNPJ para conseguir emitir notas fiscais aos clientes. Dependendo do tamanho da sua empresa, é possível obter um CNPJ como Microempreendedor Individual, o chamado MEI e assim pagar somente um imposto mensal.
5 – Hora do Marketing
Finalmente, Claudia Angelica Martinez pontua que o marketing antigamente era muito restrito a televisões, rádios e jornais. Mas hoje em dia, com a internet e suas tecnologias, é muito mais barato e acessível divulgar sua empresa em redes sociais e anúncios nas plataformas. Caso a coisa ainda seja pequena, não tenha vergonha e divulgue mesmo entre seus contatos. Sua empresa precisa ser vista e mostrada, para assim atrair novos clientes.